05 DE DEZEMBRO, SEXTA FEIRA, ÁS 14 HORAS NO PROGRAMA ALTO IMPACTO, O CINEASTA E ROTEIRISTA RENATO SIQUEIRA, E O ESCRITOR LUCIANO MILICI

05 DE DEZEMBRO, SEXTA FEIRA, ÁS 14 HORAS NO PROGRAMA ALTO IMPACTO – 95,7 FM RÁDIO MUNDIAL, O CINEASTA/ ROTEIRISTA RENATO SIQUEIRA E O ESCRITOR LUCIANO MILICI 

EM UM PAPO QUASE QUE DE OUTRO MUNDO, SOBRE O FILME DIÁRIO DE UM EXORCISTA…….

10620119_409006632588661_5622456327198784021_o

Cineasta e roteirista Renato Siqueira, em parceria com escritor Luciano Milici, romanceia história de padre exorcista brasileiro. O Livro saiu no dia 23 novembro e o longa-metragem com o ator Ewerton de Castro sai em 2014. A produção cinematográfica possui efeitos especiais nunca vistos no Brasil.

RENATO SIQUEIRA - ESCRITOR   CENAS DO FILME 'DIu00C1RIO DE UM EXORCISTA'..

Filme e livro nacionais sobre exorcismos reais apostam no pioneirismo e levam terror às telas e livrarias

CENAS DO FILME 'DIu00C1RIO DE UM EXORCISTA'

“Diário de um Exorcista” faz parte de um projeto ousado onde inclui obra literária e cinematográfica. Tanto o livro, quanto o filme são os primeiros do gênero no Brasil.  O livro já está a venda em todas as livrarias do Brasil e também pelo site da editora http://www.editoraevora.com.br.

CENAS DO FILME 'DIu00C1RIO DE UM EXORCISTA'....

A história de vida de um padre exorcista brasileiro que enfrentou dezenas de casos de possessão demoníaca no País transformou-se em livro pelas mãos de Luciano Milici que pesquisou o contexto social e político da época do protagonista para apresentar ao leitor um cenário plausível. “A vida do padre e seu envolvimento pessoal com as entidades sobrenaturais desde a infância atravessam o tempo e passam pelas intensas mudanças do cotidiano interiorano dos anos 1950 e 1960”, diz Milici.

Sigilo e “O Exorcista”

Apesar de real, a história contada em livro e filme manteve as informações inidentificáveis. “As famílias dos envolvidos permitiram gravações das entrevistas e forneceram documentos, mas solicitaram a garantia de sigilo”, afirma Siqueira. Um contrato foi firmado assegurando que ninguém poderia ser identificado e que tudo, roteiro do filme e livro, deveriam passar pela análise prévia de um advogado indicado pela família antes de serem divulgados. “Tremi ao ler a cláusula da multa, mas dependendo do impacto, farei de tudo para convencer a família a permitir a quebra de sigilo, é uma história muito interessante para ficar presa à ficção”, ilustra Milici, que ressalta que a fase final do livro se passa em 1969, dois anos antes de William Peter Blatty lançar “O Exorcista” e quatro antes do filme ser produzido.

“Já ocorriam possessões e exorcismos, mas para os envolvidos na história, aquele terror era impensável. Depois do filme, uma pessoa girar o pescoço deixou de ser surpreendente como deve ter sido para o padre e seus familiares, na época, que não tinham referência”, diz Renato Siqueira que também apresenta um dado interessante: “O livro e o filme de Blatty foram baseados em uma possessão real ocorrida em 1949. O padre mais velho, mentor de nosso protagonista, narrado em ´Diário de um exorcista´ conheceu o verdadeiro exorcista responsável pelo caso que, no cinema, foi chamado de Padre Merrick”.

Apesar de popularizados, os exorcismos da Igreja Católica só podem ocorrer mediante aprovação prévia de um Bispo. Uma das razões da exigência do sigilo é o fato de que alguns exorcismos foram realizados sem o consentimento da igreja. “Outro fato polêmico é o chamado Ritual da Cruz, apresentado no filme e descrito em detalhes no livro”, diz Milici sem dar maiores detalhes para assegurar a curiosidade.

Para a versão cinematográfica, o renomado ator Ewerton de Castro interpretou o Padre Pedro Biaggio, primeiro mentor do jovem protagonista. “O Ewerton afastou-se temporariamente da dramaturgia assim que gravamos. Se ele não retornar, ´Diário de um exorcista´ terá sido seu último trabalho”, diz Siqueira. O filme também marca a volta na telona de atores consagrados da instinta TV  Tupi como: Lisa Negri, Vininha de Moraes, Olivia Camargo, Fábio Tomasini dentre outros. A equipe conta com profissionais experientes, e maquiadores especialistas.

CURIOSIDADES ASSUSTADORAS

NA CRIAÇÃO DO FILME E DO LIVRO:

– Em uma das cenas de exorcismo, um abajur começou a balançar misteriosamente. Não havia vento ou contato físico. Essa perturbação só foi percebida dias depois, na edição. A lâmpada desse mesmo abajur explodiu dias depois.

– Durante uma das entrevistas com um padre exorcista, Luciano e Renato captaram um sussurro que, segundo o técnico de som da equipe, foi um vazamento causado pela interferência de uma rádio próxima.

– Enquanto Renato Siqueira explicava uma cena a um dos atores, um vaso do cenário foi misteriosamente arremessado ao chão e espirrou cacos de vidro em todo o elenco.

– Uma das ex-possessas é funcionária do Serviço Funerário Municipal de São Paulo. Para entrevistá-la, Luciano e Renato precisaram encontrá-la após o expediente, que no caso dela terminava às 22h, no Cemitério da Consolação. A montagem do equipamento e a preparação dos materiais fizeram com que os rapazes saíssem do local às 2h da manhã.

– No único dia em que realizaram uma entrevista não gravada, Luciano e Renato levaram um assistente para anotar os pontos discutidos. Dias após a entrevista, o assistente voltou à casa do entrevistado para alinhar algumas informações e perguntou sobre uma incômoda estátua de coruja de olhos totalmente brancos que havia encima de um móvel, atrás do entrevistado. “Aquela estátua me assustou durante toda a entrevista”, disse o assistente. O entrevistado, homem sério e renomado, jurou que nunca houve estátua no local indicado pelo rapaz. Luciano e Renato também não se recordam de terem visto estátua nenhuma durante a entrevista.

– No quarto dia de gravação, duas quedas de energia quase impediram a gravação de duas cenas cruciais. Não foi detectado no bairro nenhum incidente pela companhia elétrica.

– Por duas vezes, o escritor e o cineasta receberam ligações não identificadas de pessoas anônimas pedindo para que o livro e o filme não fossem realizados.

– Nos testes, uma jovem atriz teve de representar uma mulher possuída. Assim que Renato Siqueira gritou “Ação”, a garota começou a se debater, xingar e gritar. Sua voz parecia modulada, pois estava realmente grave. A equipe, de início, gostou, mas de repente, a euforia da jovem tornou-se grotesca. Apesar dos pedidos de Renato Siqueira para que ela parasse, a atuação durou alguns minutos. Estranhamente, as luzes do estúdio se apagaram e, sem se intimidar, a jovem prosseguiu em seus espasmos e gritos. Membros da produção começaram a correr e a gritar com medo enquanto os urros a menina aumentaram. Assim que as luzes voltaram, a atriz cessou sua cena e perguntou como havia sido seu desempenho. Renato Siqueira agradeceu e disse que a contataria em breve, mas nunca mais a contatou. Sua equipe agradeceu.

DATA DO LANÇAMENTO DO FILME:

Lançamento do filme: 1º semestre de 2015

Roteiro e direção geral: Renato Siqueira.

Produtora: Deus Ex Machina / JR Studios / RS Pictures.

Duração: 1h45min

SINOPSE:

Inspirado em fatos reais, “Diário de um Exorcista” narra a terrível história de Lucas Vidal (Renato Siqueira), um padre nascido no interior cujo início da adolescência foi marcado por uma terrível tragédia: o suicídio de seu pai. Teria essa horrível morte alguma ligação com o sobrenatural? Cercado por manifestações estranhas, a vida do jovem Lucas é milagrosamente direcionada ao sacerdócio. Quando adulto, em uma sinistra tarde de inverno, um antigo professor lhe apresenta a missão que sempre desejou, tornar-se assistente e aprendiz do mais famoso padre exorcista, Pedro Biaggio (Ewerton de Castro). O que Lucas jamais imaginaria é que esse convite o colocaria de frente ao maior inimigo de Deus: o próprio Diabo.

ELENCO PRINCIPAL DO FILME:

Renato Siqueira, Ewerton de Castro, Lisa Negri, Fábio Tomasini, Ruben Espinoza, Cibelle Martin, Edson Rocha, Olivia Camargo, Manoel Lima, Cibelle Martin, Chris Fernandes, Marcela Pignatari, Silvana Farina, Mari Nogueria, Celso Batista, Waldemar Dias, Adriano Arbol, Vynni Takahashi, Marco Minetto, Priscilla Avelar, Silmara Túrmina, Silvana Farina, Tales  Jaloretto, Diego Andrade, Fábio Cadôr, Hélio Aguirra Laureano, Katiane Castro Reeves e, grande elenco.

Contatos para apoio / patrocínio / distribuição / negociação dos direitos do filme:

TIM: (11) 9.8510.6288 (Falar com Renato Siqueira)

Fixo: (11) 2539-9908 / 3932-3592 / 3932-5401

Email: renatosiqueira101@yahoo.com.br

Site da Editora: http://www.editoraevora.com.br/livro/diario-de-um-exorcista.aspx

Site oficial do filme: http://www.diariodeumexorcista.com.br

Fanpage: http://www.facebook.com/diariodeumexorcista

Luciano Milici: http://www.lucianomilici.com

Renato Siqueira: https://www.facebook.com/renato.siqueira.7

J&R Studios: http://www.jrstudiosactors.com/

PROGRAMA ALTO IMPACTO

Apresentação: Cristiane Bortolossi

Produção: Alexandre Novaski e Cristiane Bortolossi

Assistente de Produção: Jacqueline Nakahara

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s