CONHEÇA AS FASES DE UMA SEPARAÇÃO E SAIBA COMO SUPERA-LAS

 

549768_558548424155183_779812173_n

CONHEÇA AS FASES DE UMA SEPARAÇÃO

E

SAIBA COMO SUPERA-LAS

Por mais diferente que uma pessoa seja da outra, o processo de separação tem fases pelas quais todo mundo passa. Listamos todas elas para você saber que o que está acontecendo, ou está prestes a acontecer com você é normal, faz parte do processo de rompimento e, mais importante, passa. Por mais difícil que seja acreditar nisso agora, o tempo ameniza as feridas.

A DECISÃO

As insatisfações se tornam visíveis, não existe mais diálogo, companheirismo, prazer de estar junto e as discussões que eram mensais começam a ser quase diárias. Pesa-se novamente os prós e contras e decide-se adiar a ruptura, apostando no resgate da relação. O processo de decisão, por qualquer uma das partes, é lento. É assustadora a idéia de construir uma vida sozinha e triste admitir que o relacionamento acabou. Há muito medo e dúvida envolvidos, seja por questões financeiras ou emocionais. Essa fase pode ser aberta e conhecida pelo casal, se eles optam por discutir os problemas e encontrar soluções, ou silenciosa. Passa o tempo e as coisas pioram novamente, com uma carga cada vez mais insuportável. A relação se transforma numa guerra ou num tédio completo. A tensão é tanta que não há mais saída. O momento de decisão fica mais claro, quando ao invés de questionar o tempo todo “como está o meu casamento”? você começa a perguntar “como eu estou?”. É hora de encarar a separação de frente, sem jogar nada pra debaixo do tapete. Continua na próxima semana….

A dor de uma separação conjugal está entre os principais fatores de stress emocional.

É preciso parar, refletir e tomar as necessárias providências. Mais do que uma simples separação de corpos, a separação conjugal pode instaurar uma guerra de amor e ódio, criando uma situação na qual serão vividos, com grande intensidade, sentimentos contraditórios e imprevisíveis…

A hostilidade e a agressividade podem chegar a extremos e explodirem em reações irracionais. Briga-se por filhos, pensão, num clima de forte chantagem emocional e sentimentos de culpa. Nesta guerra não existem vencedores; ambos saem mutilados.

Existe em São Paulo, desde 1985, o GODES – GRUPO DE ORIENTAÇÃO PARA DESCASADOS, formado por psicólogos com experiência terapêutica em relacionamentos de casais.

O GODES surgiu com a proposta de orientar pessoas que se encontram psicologicamente enfraquecidas, com sentimentos de culpa, fracasso, auto-estima rebaixada, desmotivadas e em crise depressiva.

O GODES trabalha especificamente com pessoas que passaram ou que estão passando pelo difícil processo da perda, da separação.

Psicóloga Responsável – Jacy Bastos Torres Lima

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s