A apredizagem de pessoas com Deficiência Mental

IMG_4407

A aprendizagem de pessoas com

Deficiência Mental

Quem tem Deficiência Mental possui o mais desafiador de todos os tipos de dificuldades de aprendizagem, pois ela afeta diretamente a questão cognitiva e não os canais de sua construção, mas esse tipo de deficiência nem sempre é fácil de diagnosticar, pois pode ser resultante de alterações genéticas que afetam o lado cognitivo do indivíduo em sua fase inicial, como a síndrome de Down, Triplo X e outras.

                   IMG_4410 IMG_4409

Pessoas com restrições cognitivas, apesar de pensamentos contrários, geralmente apreendem os conceitos de forma concreta e lúdica, apenas necessitando mais tempo para a sua absorvência, e em algumas síndromes, o nível de apreensão mediante estimulação pode ser bem alto. Apesar de alguns profissionais dizerem que determinada síndrome permite o desenvolvimento somente até determinado ponto, Vigotzky afirma que o indivíduo aprende se for apresentado aos elementos do mundo cada vez mais cedo e com maior frequência.

FullSizeRender-9

Com base nessa afirmação, pode-se dizer que toda e qualquer criança tem potencial para aprender e, nisso, estão incluídos os deficientes mentais, só não podemos esquecer que é preciso insistir em seus aprendizados estimulando constantemente seus esforços. E para que isso ocorra de maneira satisfatória, é necessário que a criança com Deficiência Mental não seja privada do convívio social. Ela necessita conviver nos ambientes comuns, participar de atividades comuns, ao lado de crianças comuns porque é no contato com crianças “normais” que pode haver o estímulo certo para suas aprendizagens. Infelizmente, ainda existem famílias que insistem em manter seus deficientes isolados do convívio social “normal”, como por exemplo, da escola e do lazer. Ainda hoje observa-se olhares de medo e apreensão de alguns pais ao verem crianças com necessidades especiais participando das mesmas brincadeiras de seus filhos e, consequentemente, os pais desses deficientes, até pelo mesmo motivo (medo da não aceitação), preferem seus filhos isolados.

FullSizeRender-7

No que se refere à aprendizagem escolar, é necessário que a criança com deficiência mental seja incluída, desde o inicio, na escola formal para que seja diariamente estimulada e adquira conhecimentos, dentro do seu limite, juntamente com outras crianças da mesma faixa etária. Quanto à escola, é importante que ofereça uma proposta pedagógica que leve em conta as necessidades de adaptação dos alunos a pessoas e a ambientes novos. Já o professor deve apresentar os conteúdos curriculares de uma forma que permita a todos os alunos, com ou sem deficiências, aprenderem. Adriana Marcondes Machado et al (1997) alerta sobre o desafio de as escolas desenvolverem uma pedagogia centrada na criança, inclusive nos que sofrem de deficiências graves, para que todos se desenvolvam e aprendam o mais normal possível.

Estimulando o respeito e a colaboração e mostrando que todos são partes importantes do grupo, permite-se que todos se desenvolvam e aprendam dentro do limite de cada um.

 

Referências bibliográficas:

 

ADRIANA, M. Machado, SOUZA Marilene & SAYÃO, Yara. Educação especial em debate. Casa do psicólogo: Conselho Regional de Psicologia, 1997.

OLIVEIRA, Martha Kohl de. Vigotzky: Aprendizado e desenvolvimento : um processo sócio-histórico. Scipione: São Paulo, 2001

 

Cássia Maria Braga de Almeida

Pedagoga, Psicopedagoga, graduada em Letras, pós-graduada em Ortografia e Texto da Língua Portuguesa e com especialização em Educação Especial – DM.67446_339331452867536_2085073785_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s