DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DEFICIENTE

IMG_4676

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DEFICIENTE

Quando se ouve falar em aprendizagem de crianças com necessidades especiais, pensa-se que todas têm dificuldades de aprendizagem inerente à sua condição de deficiente.

Existem pessoas com problemas físicos ou funcionais sem qualquer dificuldade de aprendizagem, e outras que são prejudicadas em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem devido à deficiência que possuem. Deve-se levar em consideração que as questões sobre dificuldades de aprendizagem possuem várias vertentes e várias origens, independentemente de referir-se a pessoas com deficiência ou não.

IMG_4681

As pessoas com deficiências físicas ou funcionais têm uma forma peculiar de relacionar-se com o mundo e, portanto, de aprender, que está relacionado com sua deficiência específica. Algumas crianças deficientes podem apresentar problemas de aprendizagem por não conseguirem acompanhar o ritmo de outras crianças da mesma faixa etária, sendo necessário, ao professor, utilizar-se de outros tipos de estratégias. Uma das funções mais importante do profissional educador que trabalha com essas crianças é perceber, investigar e, consequentemente descobrir o significado dos distúrbios, para poder trabalhar com este aluno dentro de suas capacidades reais e limitações.

Segundo alguns estudiosos, incluindo Mazzotta (1996), as crianças com deficiências possuem necessidades diversificadas, ritmos diferentes de aprendizagens, desenvolvimentos distintos e capacidades de construção de conhecimentos que devem ser estimulados.

IMG_4679

O teórico Vigostsky apud Marques (2001), considera que o desenvolvimento da criança com deficiência não ocorre diferente das outras, apenas de forma um pouco mais lenta, de acordo com o seu entorno. O escritor Schwartzman (1996) concorda e complementa: “O fato de a criança não ter desenvolvido uma habilidade ou demonstre conduta imatura em determinada idade comparativamente a outras com idêntica condição genética, não significa impedimento para adquiri-la mais tarde, pois é possível que madure lentamente.”.

Já para Moretti (1995), a criança com deficiência pode apresentar problemas de comportamento que, da mesma ou de outra maneira, apresenta a criança sem deficiência. A diferença está no fato de que, com referência a esta, os adultos se sentem em condições de enfrentá-los, enquanto que, tratando-se daquelas, sentem-se despreparados. E, na concepção de Voivodic (2007), as crianças, incluindo as deficientes, têm possibilidades de se desenvolverem e executarem muitas atividades diárias, a partir de suas próprias experiências, dependendo do meio em que vivem.

IMG_4678

De acordo com esses pesquisadores, as crianças com deficiências têm condições de aprender e adquirir conhecimentos dentro de suas capacidades e limitações, sendo que estas limitações podem ser minimizadas diariamente. Porém, para que o desenvolvimento e a aprendizagem ocorra de forma significativa, a criança deve estar inserida num contexto sociocultural familiar interativo e incentivador, permeado por um vínculo afetivo forte e participando de uma vida prática para que possa perceber o seu significado na vida real e, gradativamente, adquirir e construir conhecimentos.

Bibliograria

MARQUES, Luciana Pacheco. O professor de alunos com Deficiência Mental: concepções e prática pedagógica. Minas Gerais: UFJF, 2001.

MAZZOTTA, Marcos José da S.  Educação Especial no Brasil – História e políticas públicas. São Paulo:  Cortez, 1996.

MORETTI, Giorgio. Educar a criança deficiente. São Paulo: Orsa, 1995.

SCHWARTZMAN, José Salomão. Síndrome de Down. São Paulo: Mackenzie, 1999.

VOIVODIC, Maria Antonieta A. Inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down. Petrópolis: Vozes, 2007.

 

Cássia Maria Braga de Almeida

67446_339331452867536_2085073785_n

Pedagoga, Psicopedagoga, graduada em Letras, pós-graduada em Ortografia e Texto da Língua Portuguesa e com especialização em Educação Especial – DM.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s