A CRIANÇA DE HOJE PODE SER UM GRANDE EMPREENDEDOR DO FUTURO EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS

IMG_4870

A CRIANÇA DE HOJE PODE SER UM GRANDE EMPREENDEDOR DO FUTURO

EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS

 

            Todos os pais desejam que seus filhos sejam bem-sucedidos, felizes e capazes de realizar os próprios sonhos, no entanto apenas planejar o futuro deles pensando que vão seguir sua indicação e seu exemplo pode não ser suficiente. Então o que se pode fazer a respeito? Uma boa ideia que tem dado bons resultados é incutir, incentivar e estimular desde muito cedo, nos pequenos, a habilidade de empreender. Estamos falando de empreendedorismo que pode ser definido como: disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios. E como complementação de sentido pode-se explicar que é o estudo dedicado ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de ideias para saber identificar oportunidades e transformá-las em realidade.

IMG_4868

            Para ser um empreendedor é preciso ter criatividade, organização, planejamento, responsabilidade, habilidade em liderança, facilidade de comunicação, capacidade de trabalhar em equipe; ser resiliente (passar por perdas, estresse ou crises e voltar ao estado normal rapidamente) e saber aproveitar oportunidades, entre outras coisas. Características estas que podem e devem ser aprendidas, incentivadas e estimuladas nas crianças para que se tornem, no futuro, bons empreendedores.

IMG_4856 IMG_4857 IMG_4858IMG_4861

            Algumas competências empreendedoras podem ser aprendidas em cursos e ou vivenciando algumas experiências, entretanto, outras podem ser formadas ainda na infância, pois elas não são inatas e dependendo da educação que se dá às crianças (em casa e ou na escola) podem diminuir, bloquear ou até mesmo suprimir a capacidade de empreender.

FullSizeRender-12

            A criança é, por natureza, empreendedora. Ela tem facilidade de aprender a aprender; gosta de disputas e não tem medo de correr riscos, pois ainda não tem consciência de que algumas coisas são mais difíceis ou até impossíveis de conseguir. Então, o primeiro passo para que ela se torne uma empreendedora é incentivar e estimular características que ela já possui, pois do contrário, essa capacidade pode ser perdida ao longo da vida.

IMG_4867 IMG_4866

FullSizeRender-14

            Desde pequena, a criança vive em uma rede de relações formadas pelos pais, professores e colegas, e são eles que vão ajudá-la a iniciar o aprendizado do valor da colaboração, do respeito e da cooperação que formam a base do desenvolvimento da capacidade empreendedora. E por falar nisso, é importante ressaltar que é função dos pais e professores transmitirem valores fundamentais do comportamento empreendedor, tais como ética, cidadania, responsabilidade, perseverança, liderança, espírito de grupo e de competição leal. E tudo pode começar como uma grande brincadeira!

IMG_4871

            Crianças aprendem brincando, e é por meio de brincadeiras que elas podem aprender conceitos de marketing, finanças, gestão, negociação, sustentabilidade e outros temas relacionados ao dia a dia de uma empresa. Com jogos, dinâmicas e oficinas práticas as crianças aprendem a organizar etapas, encontrar soluções, criar oportunidades de operação comercial, enfim, colocar em prática suas ideias de negócios.             E assim, de forma lúdica e criativa, ela apreende comportamentos, atitudes e valores, bem como conceitos de negócio, itens indispensáveis para a realização de seus sonhos como empreendedores de sucesso. E isso tem que ser divertido! Afinal, sonhar estampa alegria no rosto, brilho nos olhos e sorriso contagiante, e isso é para muitos, porém realizar os sonhos requer atitude, esforço e perseverança, e nem todos têm, na maioria das vezes por falta de estímulo ou aprendizado específico na infância.

 IMG_4862 IMG_4864

IMG_4863

Cássia Maria Braga de Almeida67446_339331452867536_2085073785_n

Pedagoga, Psicopedagoga, graduada em Letras, pós-graduada em Ortografia e Texto da Língua Portuguesa e com especialização em Educação Especial – DM.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s