COMO DESPERTAR A CAPACIDADE EMPREENDEDORA NAS CRIANÇAS

img001

COMO DESPERTAR A CAPACIDADE EMPREENDEDORA NAS CRIANÇAS

 

            A criança já nasce com predisposição para aprender. Ela inicia seu aprendizado, necessitando sempre de estímulos internos. Alguns aprendizados são considerados natos como o falar, o andar, o manusear, que se desenvolvem quando a criança passa pelo processo de maturação física, psicológica e social. Outros tipos de aprendizagens, no entanto, acontecem no meio social e temporal em que ela vive, e as mudanças, transformações e novas aprendizagens ocorrem, geralmente, por decorrência desses fatores e por predisposições genéticas.

IMG_4861

            Aprendizagem não pode ser confundida com repetição nem com exercício de imitação, ela é uma atividade que, às vezes, precisa ser provocada, estimulada, incentivada e desenvolvida naturalmente para que a criança sinta interesse pelos elementos que a rodeiam. Durante seu desenvolvimento, a criança explora, investiga, descobre, inventa, julga, raciocina e age com tudo que se refere a ela e, assim, aprende a conhecer o mundo que a cerca de acordo com seu interesse.

IMG_5064

            A educação e personalidade de uma criança são formadas pelas influências e exemplos que ela tem diariamente em casa e na escola e por aprendizados específicos. Esses aprendizados podem ser direcionados a uma área que leve ao planejamento de seu futuro e à realização de seus sonhos.

            A capacidade empreendedora pode ser adquirida, desenvolvida e aprimorada desde cedo por meio de um aprendizado especial. O fundamental é preparar a criança para aprender a agir e pensar por conta própria com autonomia, criatividade e visão de futuro focando a possibilidade de realização de sonhos. E isso pode ser feito gradativamente durante o crescimento e desenvolvimento dela em casa e na escola.

IMG_5063

            Crianças podem aprender conceitos básicos sobre regras e comportamento empreendedor com recreações educativas dos tipos: contação de histórias, brincadeiras de roda, jogos diversos, tais como: jogo imobiliário, da memória, de montar, de futebol, entre outros.

IMG_5065

            Para que a criança tenha condições de sonhar em ser uma empreendedora de sucesso é necessário educá-la para alcançar seu objetivo. Damos aqui algumas dicas e sugestões:

            A primeira é um lembrete: Vocês, pai e mãe, são exemplos para seu filho, não o decepcione fazendo ou falando coisas que ele não deve fazer. Crianças são naturalmente espontâneas, observadoras e imitativas. Estão sempre em movimento; observam muito, descobrem efeitos, aprendem e apreendem diariamente tudo com os exemplos que têm, e desde cedo, adquirem experiência.

            Nunca perca tempo com seu filho, mesmo que tenha pouco tempo. Ensine-o a valorizar a qualidade e não a quantidade do tempo que passam juntos.

            Explique para que servem as regras. Ensine-o a assumir as próprias ações: se danificou algo, deve explicar como aconteceu. É fundamental dar espaço para ele contar, sem amedrontá-lo.

            Explique para ele que quando se tem um sonho, se não fizer nada a respeito, não se concretiza. Apesar de parecerem modestos, os desejos e os sonhos criam o senso de empreender, correr atrás e realizar, características comuns aos empreendedores de sucesso.

            Quando ele pedir alguma coisa, ensine-o a argumentar, explicar, descrever o que quer; pesquisar o preço, fazer cálculos e convencer você a dar o que ele deseja.

            Toda criança também deve ter suas tarefas dentro de casa. Deve-se ensiná-la que todos fazem parte de uma equipe. Algumas tarefas que ela pode fazer: colocar a roupa suja no cesto, levar o lixo para fora, passear com o cachorro, arrumar o quarto, entre tantas. Mesmo muito pequena, deve-se ensinar a criança a guardar seus brinquedos logo após o uso. Isso tem a ver com organização.

IMG_4859

            Na hora de ir ao supermercado, coloque regras. Ela pode escolher algo que quer comprar, desde que use ou coma o que escolheu. Ensine sobre desperdício.

            Em vez de só contar histórias para ela, peça para que ela conte ou reconte a história lida, podendo modificar o final ou mudar as personagens. Outra dica é pedir para ela contar uma história utilizando coisas do seu dia a dia.

            Permita que seu filho fale em público; que crie seus próprios argumentos ou até que tente vender algum brinquedo velho pela internet. E por falar nisso, ensine-o a doar algo para quem necessita.

            Incentive-o a participar de esportes coletivos que desenvolvem a capacidade de atuar com outras pessoas.

            Dar mesada pode levá-lo a pensar em um emprego. Em vez disso, negocie com seu filho a realização de pequenas tarefas de casa em troca de uma remuneração justa. Ensine a ele a satisfação de ganhar seu próprio dinheiro, e a poupá-lo para uma eventualidade.

            Quando sair com ele, peça que observe como bons clientes ou empregados ruins agem. Mostre como é um bom e um mau atendimento. Faça-o comparar.       Permita que ele converse com adultos que lidam com algo do interesse dele e nunca o limite pela idade alegando que ele é muito novo para fazer algo que deseja. Se ele não tentar, não saberá do que é capaz.

            Os pais têm participação fundamental na realização de sonhos de seus filhos ensinando, praticando e formando competências e habilidades para que eles se tornem empreendedores de sucesso. E, com o tempo, eles [os filhos] passam a entender que seus sonhos podem ou não se tornar realizáveis.

 

Cássia Maria Braga de Almeida67446_339331452867536_2085073785_n

Pedagoga, Psicopedagoga, graduada em Letras, pós-graduada em Ortografia e Texto da Língua Portuguesa e com especialização em Educação Especial – DM.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s