TODA CRIANÇA MERECE E DEVE SER FELIZ

11179966_482740675215256_5267317106562152616_n

Toda criança merece e deve ser feliz

            A felicidade de uma criança é transmitida pelo olhar. Quando ela está feliz, todos percebem, ela sorri com a boca e com os olhos. Seu rosto se ilumina, seus olhos brilham e sua boca se abre num lindo sorriso. Ela pula, dança, corre, grita… e isso é contagiante! Você não precisa perguntar se ela está feliz. Você sabe, você sente, você vê que ela está feliz, porque ela transmite felicidade sorrindo, e você simplesmente acredita. Ela está ao seu lado agora? Então a observe, ela parece feliz? O que a faz feliz?

            O que faz a criança feliz é o poder brincar, e brincar com outras crianças. Criança gosta de estar com criança. Quando não tem com quem brincar, elas brincam sozinhas com seus brinquedos eletrônicos, e ficam sérias parecendo tristes, solitárias. Porém, quando têm companhia, tudo é motivo de brincadeiras, e elas brincam de tudo: de roda, carrinho, boneca, esconde-esconde, desenho, de ouvir estórias e serem personagens… É assim que elas brincam nas Escolas Infantis. É assim que devem brincar em casa com os irmãos, com os amiguinhos, com os pais. É assim que elas se divertem, e é assim que se sentem felizes. Você proporciona isso a seu filho? Você “perde tempo” com ele brincando e ensinando regras, limites, direitos e deveres por meio de jogos, estórias, brincadeiras? Criança fica feliz quando brinca, mas é feliz quando se sente amada, segura e protegida, e isso faz toda a diferença entre ser e estar. E não existe nada nem ninguém que possa substituir a sua presença no dia a dia do seu filho.

11140392_482741315215192_3339884800913464538_n

            Toda criança tem o direito de ser feliz, de brincar, criar vínculos afetivos, ser cuidada, protegida e respeitada para se desenvolver de forma saudável e plena. Toda criança tem o direito de viver em uma família que as ame, ampare, proteja e ensine seus deveres, direitos, regras e limites; família aqui traduzida como espaço de construção de afetos, de transmissão de valores, de formação de vínculos e de identidade cujo elemento indispensável é o amor. E essa família, não necessariamente precisa ter laços de sangue. Um núcleo familiar dessa natureza proporciona sensações prazerosas a seus membros, e isso pode fazer toda a diferença no presente e no futuro de uma criança.

            Amor é indispensável a todo ser humano, especialmente a uma criança que está sempre em fase de aprendizagem. Quando a criança é amada, ela recebe além de carinho, respeito, limites, disciplina e atenção; recebe o sim e recebe também o não. Ela se sente feliz e demonstra isso sorrindo. Já a falta de amor deixa a criança isolada, sem emoções, sem toque, sem abraços, sem diálogo, sem atenção, sem cuidados e sem perspectiva de futuro feliz.

            Para serem felizes, as crianças não precisam de objetos caros e luxuosos, tecnologia avançada, viagens para o exterior. Isso apenas pode fazê-las felizes por alguns momentos, porém não é isso que as tornam felizes.

11169421_482741071881883_5760165529205545351_o

            É fácil fazer uma criança feliz, porque criança fica feliz com atitudes simples, sem noção de preço ou de valor. Quer que seu filho seja realmente feliz? Dê a ele mais presença e menos presentes; mais tempo livre para se divertir com outras crianças e menos agenda lotada com cursos e viagens; mais parques e menos shopping; mais tempo com a família e menos babás e instituições cuidadoras; mais brincadeiras e menos atividades pedagógicas. Objetos caros, viagens, motorista particular não substituem o amor e o carinho que a sua presença proporciona na vida dele.

            E então, seu filho é feliz ou tem momentos felizes quando recebe presentes para compensar a sua falta de tempo na vida dele?

 

Cássia Maria Braga de Almeida67446_339331452867536_2085073785_n

Pedagoga, Psicopedagoga, graduada em Letras, pós-graduada em Ortografia e Texto da Língua Portuguesa e com especialização em Educação Especial – DM.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s