NEUZA BORGES, A DIVA DA TV BRASILEIRA

FOTO 02 - NEUZA BORGES - Arquivo Pessoal da Atriz...  Facebook

NEUZA BORGES

A DIVA DA TV BRASILEIRA

Neuza Borges acaba de completar 62 anos de carreira, e nos traz uma surpresa: ela está no elenco da próxima produção da Rede Record ‘Escrava Mãe’, trama de Gustavo Reiz com previsão de estreia para o segundo semestre deste ano.

 FOTO 01 - NEUZA BORGES - Arquivo Pessoal da Atriz...  Facebook

Numa entrevista emocionante, a atriz falou de suas personagens e novelas marcantes, de seu novo empreendimento em Salvador, e dos anjos da guarda na carreira artística. Confira!

Blog Cris Bortolossi: Tantos anos de carreira, inúmeras personagens… tem algum papel ou obra que você relembra com carinho?

Neuza Borges: ‘Meu Pé de Laranja Lima’, que fiz na Band, e ‘Carmem’, que fiz na Manchete. Até hoje as pessoas não se esquecem. Se reprisar ‘Carmem’, vai bombar no Brasil. Com todo o carinho que o povo tem por mim, jamais se esquecem de ‘Carmem’.

Blog Cris Bortolossi: Por falar na novela da Glória Perez que foi sucesso na Manchete, duas personagens realmente marcaram a trama: a protagonista, interpretada pela Lucélia Santos, e a tua. Como foi a composição de uma personagem tão emblemática?FOTO 05 - NEUZA BORGES - Arquivo Pessoal da Atriz...  Facebook

Neuza Borges: Pra mim foi muito difícil. Eu tinha acabado de perder meu marido, um grande maestro, que morreu pobre. Fui morar na casa da minha mãe. E a Manchete me chamou. Até a hora de gravar eu não sabia direito sobre os trejeitos da personagem. Então fui pra trás de umas tendas que fizeram. Quando o diretor veio e perguntou se eu estava pronta, eu disse que sim. Foi uma loucura! A Manchete ficou reprisando, reprisando. O povo que ficava numa pedreira assistindo as cenas, depois gritava, aplaudia.

Blog Cris Bortolossi: Se uma emissora decidisse pelo remake de ‘Carmem’, qual atriz te substituiria?

Neuza Borges: Minha filha, Ondina. Ela daria um show, melhor do que eu. Ela sabe sobre a personagem de trás pra frente, de frente pra trás, até hoje. Tenho duas filhas, mas elas não curtem a vida artística. É algo que elas nunca fizeram. Se você as entrevistar e perguntar se elas querem ser atrizes, vão dizer que não. Passaram a vida inteira vendo a mãe dizer ‘tô dura’. Mas tem talento, melhor do que eu.

Blog Cris Bortolossi: Você fez uma das primeiras novelas produzidas no Brasil, ‘Venha Ver o Sol na Estrada’, que foi exibida na Record. Depois foi pra Tupi. Passou por todas as emissoras.

Neuza Borges: Sim, mas antes mesmo de atriz, eu já cantava. Fui por dezenove anos crooner.

Blog Cris Bortolossi: E não tem vontade de voltar a cantar?

Neuza Borges: Eu tenho disco de ouro, inclusive. Mas não tenho vontade.

Blog Cris Bortolossi: O disco de ouro foi por qual álbum ou música?

Neuza Borges: Foi por ‘Folhetim’. Ganhei diversos prêmios com a música.

Blog Cris Bortolossi: Você fez aniversário em 08 de Março, dia internacional da mulher. Comemoração em dose dupla?

Neuza Borges: Sabe de uma coisa? Quando a gente chega numa certa idade, não comemoramos mais nada. Deixamos o tempo passar, que é uma delícia, é bom demais. Feliz e agradecendo a Deus sempre, sempre, pois é mais um ano ao lado da família, amigos. Isso que é o bom! Casa cheia, seja na Bahia, seja aqui (Rio). Aonde vou, onde estou, é sempre bom o carinho do povo. Pessoas que te tocam, é mais importante do que tudo na vida.

Blog Cris Bortolossi: Você fez uma campanha em Minas que mostra um lado da vida que a maioria das pessoas tende a ignorar, que é a morte. Qual é a sua visão em relação a isso?

Neuza Borges: Já fiz duas regressões. Eu não consigo, por incrível que pareça, me abalar. O povo no Brasil acha que crematório é para rico. E não! Essa campanha que fiz mostra que também é para o mais necessitado.

Blog Cris Bortolossi: E o que você tem a dizer sobre a vida após a morte?

Neuza Borges: Lá é lá, aqui é aqui. O importante é o espírito. Eu acho que todos nós aqui temos uma missão. Você não vai enquanto não cumpri-la. Tanto que temos a hora para nascer e a hora pra ir também.

Blog Cris Bortolossi: Glória Perez na sua vida…

Neuza Borges: Ela é a minha glória, é meu anjo da guarda. Eu digo que nosso Papai do Céu sempre manda um anjo pra me socorrer. Então eu tenho como meus anjos da guarda a Glória, o Marcos Schechtman e Jayme Monjardim. Essas três pessoas fizeram de mim a mulher que sou hoje, que cultua uma família, e que tudo que eu tenho, até mesmo o teto pra morar… essas três pessoas me deram um lar pra eu ficar e colocar minha família. O meu amor, o meu mundo, o meu tudo por essas três pessoas.

Blog Cris Bortolossi: Você também tem seu lado empresária. Está com um brechó que conta com roupas de diversos artistas!FOTO 04 - NEUZA BORGES, BRECHÓ - Arquivo Pessoal da  Atriz... Facebook

Neuza Borges: Sim! Para o meu brechó eu ganhei roupa até da Ivete Sangalo. Não tem preço, eu não tenho coragem de vender a roupa da Ivete, pois ela foi tão bacana comigo, respeitando a mim, respeitando minha carreira. Ela que é essa grande mulher no Brasil, com esse carinho, e me mandou uma roupa dela… Sou muito grata a todos!

Blog Cris Bortolossi: Em que lugar fica o brechó ‘Canto de La Borges’?

Neuza Borges: Fica em Salvador, na Rua Marques Leão, nº 161, bem perto do Farol da Barra, que é belíssimo. É um lugar humilde, mas onde tá recebendo tanta gente, turistas. Acho tão bonito as pessoas virem me dar um abraço, tirar foto.

FOTO 03 - NEUZA BORGES, BRECHÓ - Arquivo Pessoal da  Atriz... Facebook

Blog Cris Bortolossi: Pra terminar, qual é o segredo em transformar todas as suas personagens e marco?

Neuza Borges: É espontâneo! Você cria e vê aquilo brincando. Eu faço com verdade. Claro que passo nervoso como todo mundo. Mas deixo tudo nas mãos de Deus.

 POR: ALEXANDRE NOVASKI
1977417_441776982644959_4175533726705654136_n

Fotos: Arquivo pessoal de Neuza Borges

Deixe um comentário

