PAULA BARBOSA, EXPLOSÃO DE TALENTO NA TV

FOTO O2 - PAULA BARBOSA - Foto de Marcelo Rissato

PAULA BARBOSA

EXPLOSÃO DE TALENTO NA TV

 

‘I Love Paraisópolis’ é a quarta novela na trajetória profissional de Paula Barbosa (28). Neta do renomado autor Benedito Ruy Barbosa e filha de Edilene Barbosa, a atriz percorreu o caminho natural de todos os profissionais da área: teve que estudar muito para ingressar na TV.

Sua personagem anterior, a Gina do remake de ‘Meu Pedacinho de Chão’, lhe rendeu inúmeras indicações aos prêmios conhecidíssimos do grande público.

Numa entrevista exclusiva, Paula falou da Olga, sua nova personagem, de como foi sua estreia na TV e se a carreira dos familiares a influenciou de certa forma.

FOTO O1 - PAULA BARBOSA - Foto de Marcelo Rissato

Blog Cris Bortolossi: Conte-nos um pouco sobre sua personagem na nova novela das sete.

Paula Barbosa: A Olga é uma Chef de Cozinha que trabalha na casa dos vilões vividos pela Letícia Spiller e Henri Castelli. O núcleo da cozinha é muito divertido, composto pela Melodia (Olívia Araújo), a Deodora (Dani Ornellas) e o Júnior mordomo (Frank Menezes). Enfim, lá é o ponto da risada. Nesse início eu apareço menos, a personagem está sendo apresentada. Vamos ver o que virá pela frente.

Blog Cris Bortolossi: E como foi a composição da Olga?

Paula Barbosa: Passei alguns dias em restaurantes com Chefs de Cozinha, aprendendo a montar pratos, postura, que é diferente da cozinheira do dia a dia. Tô tentando mostrar isso nesse início, a postura, a seriedade. Participei do ‘Super Chef Celebridades’ (Programa Mais Você) da Ana Maria Braga, o que me ajudou muito, sabia! Tem uns macetes que aprendi lá e tô usando pra fazer as cenas, pra ficar bem real.

Blog Cris Bortolossi: Como fica o coração quando se participa de um reality show?

Paula Barbosa: Foi divertidíssimo! Quando eles me chamaram, pensei: ‘Não sei cozinhar nada’. Tudo que eu aprendi a fazer foi lá. Eu me superei, fiquei em segundo lugar. Tudo muito divertido e ao mesmo tempo um aprendizado sobre esse universo no qual eu nunca havia tido contato nenhum. Adorei participar!

Blog Cris Bortolossi: E a Gina do ‘Meu Pedacinho de Chão’? Muita saudade?

Paula Barbosa: Muita saudade da Gina! Ela foi incrível! A composição da personagem, o trabalho difeenciado que a gente fez. A oportunidade de ter feito algo assim dentro da televisão foi muito especial. Elenco, os preparadores, todos muito especiais. A gente viveu junto por muito tempo, né. Então, é uma saudade que não se tem ideia. Hoje temos nosso grupo no Whatsapp. E como atriz foi maravilhoso, pois foi um baita aprendizado com o Luiz Fernando (Carvalho) e equipe. Eu nunca havia trabalhado ainda com ele. O Luiz trabalhou muito com meu avô.

Blog Cris Bortolossi: O lúdico da novela chegou a dificultar um pouco a composição da personagem ou isso só deixou o trabalho mais prazeroso?

Paula Barbosa: A gente tinha muita liberdade de usar aquilo tudo como elemento, aquele cenário, o figurino. Então, a gente tinha como se apropriar daquilo. Foi interessante porque era um processo teatral praticamente. Sou formada em Artes Cênicas, ou seja, estou acostumada a criar uma personagem dessa maneira. Não digo que foi fácil, pois a Gina foi uma personagem muito difícil. Ela era, no fundo, um doce de pessoa, que se escondia naquela casca. Mas tudo acabou ajudando, pois a gente foi mergulhando naquele universo, e teve ainda essa liberdade que eu já te disse.

Blog Cris Bortolossi: Você é neta do Benedito Ruy Barbosa e filha da Edilene Barbosa. A carreira deles influenciou de certa forma a sua?

Paula Barbosa: Não me influenciou conscientemente. Talvez tenha sido de forma inconsciente. Meu avô, minha mãe, todos são muito sensíveis. Meu avô é um cara que, quando lê o que escreve, chora, gargalha. Eu amo isso de mergulhar em outra vida, e acho que fui aprendendo isso com eles de certa forma. Meu avô e minha mãe não atuam, mas dão vida a vários personagens. Com certeza, de alguma forma influenciou. Eu tentei fazer outras coisas antes de cursar Artes Cênicas, pois acho que tinha um pouco de medo. Pensava: ‘Será que eu gosto mesmo ou estou sendo influenciada?’ Eu mesmo me questionei. Fui fazer Direito… fiz um monte de coisa e depois parei. Daí vi que era isso mesmo, me joguei de cabeça, estudei muito e hoje estou aqui.

Blog Cris Bortolossi: Qual foi sua primeira novela?

Paula Barbosa: Foi ‘Paraíso’, depois participei de ‘Amor Eterno Amor’, fiz ‘Meu Pedacinho de Chão’ e agora estou em ‘I Love Paraisópolis’.

Blog Cris Bortolossi: Como foi estrear em ‘Paraíso’, remake de um grande sucesso, assumindo um papel interpretado no passado pela também talentosa Bia Seidl?

Paula Barbosa: Nessa versão que trabalhei a Bia fazia a mulher do Prefeito. A gente tinha contato, então era muito divertido. Ela me contava da época. A gente acha que o remake, que já passou, é mais fácil. Mas não. Temos a ideia principal de não cair na repetição. E apesar de ser um remake entrou muita coisa nova, pois a primeira versão foi exibida há muitos anos atrás. Entraram elementos atuais. A história não perde a sua essência, mas obviamente não quis repetir o que a Bia fez. Ela trabalhou na Edith dela e eu fiz a minha. A Gina também, existiu outra. A história ficou bem diferente, mas a personagem existiu na primeira versão. Foi muito bom, fiquei perto da Bia o tempo todo, minha primeira novela, estava supernervosa. E eu lembro que só tinha gente bacana, Walderez de Barros, Cássia Kis (Magro). Eu olhava todas elas trabalhando e aprendia.

Blog Cris Bortolossi: Para terminar, o que você tem a dizer para os atores que estão iniciando na carreira agora?

Paula Barbosa: Muita gente acha que por neta de autor, sou privilegiada. Não! Eu tô aqui porque amo mesmo, estudei, faço teatro desde pequena. É seguir o sonho, persistir. Meu avô só me deu oportunidade quando achou que eu estava pronta pra começar. Eu tive que batalhar, tive que mostrar que faço isso de verdade, porque eu amo. É persistir mesmo, fazer muita peça de teatro. Focar, acreditar. Dar um passinho de cada vez e não desistir.

POR: ALEXANDRE NOVASKI
1977417_441776982644959_4175533726705654136_n

Fotos: Marcelo Rissato

Deixe um comentário

