Museu de Arte Sacra Exposição “iL Cristo Velato”

 

11391361_503350029820987_3312609320785370845_n

Museu de Arte Sacra

Exposição “iL Cristo Velato”

Até 02 de agosto/15 

A mostra temporária reúne arte, história, religiosidade e tecnologia para ressaltar o dia de Corpus Christi

11402239_503351323154191_6530577250329756628_o

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta, a partir de 04 de junho, dia de Corpus Christi, a exposição temporária “iL Cristo Velato”, com curadoria de Maria Inês Lopes Coutinho. A mostra apresenta obras do acervo do MAS e uma projeção volumétrica da escultura “il Cristo Velato”, do século XVIII e uma das maiores obras-primas de todos os tempos.

Feita pelo grande artista napolitano Giuseppe Sanmartino (1723-1793), a obra, que representa Cristo morto, foi esculpida em um único bloco de mármore, em 1753, para a Capela Sansevero – Nápoles, Itália. A cidade de Nápoles  encanta todos que a conhecem. Por onde o visitante andar, nas ruas  ou nos interiores de capelas, museus e igrejas, o olhar se depara com as belezas que, durante séculos, foram produzidas por seus artistas e artesãos. Entre tantos monumentos, destaca-se a Capela de Sansevero, planejada por  Raimondo de Sangro, Príncipe de Sansevero, na segunda metade do século XVIII. No interior da capela destacam-se grupos de preciosas esculturas, nos quais membros da família são representados por figuras alegóricas. O “Cristo Velato” é uma dessas esculturas singulares.

Nela, o Cristo apresenta-se deitado sobre um colchão rudimentar, apoiado por duas almofadas e velado por um sudário finíssimo, disposto de forma tão rente ao corpo que não parece ser um trabalho feito em mármore. O resultado do trabalho gerou a lenda de que o alquimista Raimondo di Sangro teria ensinado ao escultor a calcificação do tecido em cristais de mármore.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, graças à moderna tecnologia e à concessão da autorização dada pelo Museo Capella Sansevero, proporcionará aos seus visitantes a possibilidade de admirar uma reprodução realizada com projeção volumétrica idêntica à original.

Exposição                 “il Cristo Velato”

Curadoria:            Maria Inês Lopes Coutinho

Abertura:                 04 de junho de 2015, quinta-feira, às 11h

Período:               04 de junho a 02 de Agosto de 2015

Local:                         Museu de Arte Sacra de São Paulo –

http://www.museuartesacra.org.br

Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo

Tel.: (11) 3326.3336 – agendamento de visitas monitoradas

Horário:                quarta a sexta-feira das 9h às 17h,

sábado e domingo das 10h às 18h

Ingresso:             R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); Grátis aos sábados.

Isentos: idosos acima de 60 anos, crianças até 7 anos,

professores da rede pública (com identificação) e até

4 acompanhantes

Número de obras:  aproximadamente 20

Dimensões:          Variadas

Imprensa

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Roseane Sobral | Lourdes Esteves | Fernanda Portela
Assessoria de Comunicação

Tel.: (11) 5627.5393 – comunicacao@museuartesacra.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Renata Beltrão: (11) 3339-8166 – rmbeltrao@sp.gov.br

Jamille Menezes: (11) 3339-8243 – jmferreira@sp.gov.br

O Museu

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das mais importantes instituições do gênero no país. É fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, centro da capital paulista.

A edificação é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar remanescente na cidade, ultima chácara conventual da cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo, em 1979.

Grande parte de seu acervo também é tombado, desde 1969, pelo IPHAN, cujo inestimável patrimônio compreende relíquias das histórias do Brasil e mundial. O Museu de Arte Sacra de São Paulo detém uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos 16 e 20, contando com exemplares raros e significativos. São mais de 18 mil itens no acervo. O museu possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antonio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho” e Benedito Calixto de Jesus. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros litúrgicos e numismática.

Presidente do Conselho de Administração – José Oswaldo de Paula Santos

Diretor Executivo – José Carlos Marçal de Barros

Diretor de Planejamento e Gestão – Luiz Henrique Marcon Neves

Diretora Técnica – Maria Inês Lopes Coutinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s