Exposição Arte em Claves de Sol unirá música com artes plásticas

 

IMG_6737

Exposição Arte em Claves de Sol unirá música com artes plásticas 

18 a 31 de julho

Exposição reunirá 24 artistas em São Paulo; obras são baseadas nas músicas de Breno Ruiz, que se apresenta com voz e violão no vernissage

Entre os dias 18 e 31 de julho, a Casa de Portugal, em São Paulo, abre suas portas para a exposição “Arte em Claves de Sol”. A mostra – organizada pela produtora cultural Angela de Oliveira, de Itapetininga – reunirá 24 renomados artistas de todo o Brasil. Todas as obras criadas apresentam elementos presentes nas canções de Breno Ruiz, que fará um pocket show, em piano e voz, durante o vernissage, que acontecerá às 11 horas, apresentando músicas de seu trabalho autoral, o “Cantilenas Brasileiras”.

Breno Ruiz nasceu em 1983, na cidade de Sorocaba, mas ainda bebê mudou-se para Itapetininga onde conheceu seu ofício e vocação. Aos quatro anos já tocava piano, aos dez animava os bailes do clube local ao lado de um grupo regional de choro e, a partir dos 15, já compunha com parceiros como Rafael e Rita Alterio, Cristina Saraiva, Sergio Natureza e Paulo Cesar Pinheiro, o último continua seu parceiro mais constante.

Já teve suas canções gravadas por parceiros e intérpretes como Tetê Espíndola, Renato Braz, Maogani, Celso Viáfora, Cristina Saraiva, Rafael Alterio, MPB4, entre outros. Como pianista e arranjador, gravou com o grupo Garimpo e produziu arranjos para o CD Terra Brasileira, da compositora Cristina Saraiva. Aclamado pela crítica especializada, atualmente ele prepara o lançamento do disco Cantilenas Brasileiras, resultado da parceria com Paulo Cesar Pinheiro, e está gravando um novo trabalho autoral, em duo de piano e voz, com Renato Braz.

11219717_518272361662087_9097095899474828138_n

Artista Plástico Convidado Saulo Meneghetti
Foto: Renato Junque

As estrelas da mostra são Clara Bandeira, de Itapetininga (SP); Ana Santiago, de Recife (PE); Rodrigo Pedrosa e CA Mantu, de Niterói (RJ); Erica Gropp Colen, de Santos (SP); Juliana Salomão, de Balneário Camboriú (SC); Kika Herrmann, de Porto Alegre (RS); Maria Campolina, de Brasília (DF); Marta Spagnol, de Chapecó (SC); Mauro Soares, de Campinas (SP), Miriam Furtado Krieger, de Florianópolis (SC); Renata Cabral, de João Pessoa (PA); Solange Ribeiro, de Itajaí (SC); Vania Regina Bergnossi, de Passo Fundo (RS); Mariana Altério, Bea Moura Campos, Giuseppe Ranzini, JGor, Luciana Alfredo, Cristina Sahão, Desiree Pinheiro e Saulo Meneghetti, todos da capital paulista. Além de Marie Mercier, que atualmente mora em Londres, na Inglaterra.

“Acompanho o trabalho do Breno e tenho notado seu crescimento no cenário nacional. Além disso, gosto dessa junção de diversas formas de artes. Já uni artes plásticas com moda e agora vou fazer essa junção com a música”, lembra Angela, referindo-se à exposição Pintando Moda 70’s, realizada em março, em São Paulo, com croquis do renomado estilista Sandro Barros e obras de 26 artistas.

“Todas as obras lembram as músicas autorais de Breno Ruiz, remetendo a temas como infância, inocência, juventude, vida calma, liberdade, beleza e alegria”, completa. Angela aproveitará o vernissage para fazer o lançamento de In ART Galeria Online. A Casa de Portugal fica na Avenida Liberdade, 602, bairro Liberdade.

Mais sobre Angela e sua equipe: 

Angela de Oliveira nasceu em Itapetininga, onde viveu até os 17 anos quando foi para São Paulo estudar artes plásticas. De 1985 a 1990, deu aulas de artes para crianças e adolescentes na Escola Fernão Gaivota, em Barueri. Em 1993, retornou à cidade, onde montou uma galeria e começou a comercializar suas telas e a divulgar outros artistas. Realizou várias exposições coletivas e algumas individuais em diversas capitais do País e em outros lugares do mundo, as próximas acontecerão em Paris e na Flórida.

Artista plástica e produtora cultural Angela de Oliveira

Angela de Oliveira

Angela conta com a experiência da videoartista e produtora cinematográfica Gabriela Nunes, que está no mercado há mais de 15 anos, produzindo shows e espetáculos de grandes artistas, já tendo integrado equipes como Varekai, do Cirque du Soleil; Pear Jam Tour, Roger Walters e Circo da China.

Também conta com o talento de Lourane Lima, do Rio de Janeiro, artista plástica e designer de interiores.

A curadoria será da artista plástica e galerista Maria dos Anjos Oliveira. Nascida em Nisa, Portugal, é diretora do Departamento Cultural e Intercâmbio com os Países Lusófonos da Casa de Portugal, em São Paulo; e membro da Academia Lusíada de Ciências Letras e Artes. Em Portugal, é membro da Sociedade Nacional de Belas Artes e membro fundador da Fundação Luso Brasileira – Lisboa. Também é vice-presidente adjunta da Madeira Art Bienal e Malta International Art Biennale, para o Brasil; e vice-presidente da Tempra Academy – Londres.

Maria dos Anjos também é responsável pela área cultural e programação da Galeria de Arte da Casa de Portugal, em São Paulo, realizou dezenas de exposições de renomados artistas nacionais e internacionais, como organizadora e curadora.

Por Cristiane Bortolossi11062325_510559382433385_1259895617825988944_n-2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s