Claudia Raia celebra 30 anos de sucesso profissional com a estreia de “Raia 30 – O Musical”, no Theatro NET SP

 

 

Claudia Raia celebra 30 anos de sucesso profissional com a estreia de  “Raia 30 – O Musical”, no Theatro NET SP

O musical faz uma viagem pela trajetória da atriz, passando por momentos icônicos da sua carreira.

Claudia começou a se interessar pelas artes desde cedo. A sua mãe, Odette Motta Raia, era proprietária de uma academia de dança em Campinas e a paixão pelo ballet começou, portanto, desde muito pequena.

No início, ela dançava na academia da mãe. Com 13 anos de idade foi estudar fora do Brasil. Morou em Nova York e lá entrou em contato com grandes profissionais da dança e dos musicais.

Raia 30 o musical 3

Aos 15 anos participou da versão brasileira de A Chorus Line, fazendo o papel de Sheila, dezoito anos mais velha. Na TV, estreou no Viva o Gordo e depois em novelas no ano de 1985, em Roque Santeiro ( Ninon).

Em Raia 30 – O Musical o público viajará no tempo e poderá rever personagens inesquecíveis, entre eles, Tancinha ( da novela Sassaricando), Tonhão ( da TV Pirata), Sally Bowles, Sheila e Charity Valentine, dos musicais.

Na montagem também serão mostradas as passagens mais transformadoras de sua vida: a ida para Nova York, o contato com os musicais, o contato com a arte de Bob Fosse, a sua experiência com o corpo de baile do teatro Cólon, na Argentina, etc.

¨É muito emocionante revisitar a minha história desde o começo, ter a minha mãe e a minha irmã em cena, que são as mulheres mais importantes da minha vida e que me incentivaram¨, enfatiza Claudia.

raia 30 o musical 1

A atriz avisa, no entanto, que muitos personagens que marcaram época são apenas citados. Muitos ficaram de fora da trama por não serem teatrais.

Para a criação do espetáculo, Claudia fez questão de estar ao lado de companheiros queridos, que sempre estiveram com ela nos projetos de teatro: Miguel Falabella assina a dramaturgia, José Possi Neto assina a direção e integra o elenco o ator Marcos Tumura, que conquistou reconhecimento por sua participação em musicais. O seu primeiro trabalho profissional foi Splish-Splash, ao lado de Claudia Raia.

Para ajudar a contar a história e expressar o enorme sucesso que Claudia tem feito no decorrer dos anos, a atriz e o elenco estarão num palco que traz oito cenários coloridos de Gringo Cardia, no estilo dos anos 1950 e inspirados nas superproduções de Hollywood.

Claudia Raia explica que Raia 30 não é um espetáculo autobiográfico e não é cronológico. O principal objetivo é mostrar a sua paixão pelo teatro e como ele a acolheu.

Conta que o espectador acompanhará a história de uma menina que desde muito cedo queria ser artista, batalhou muito para isso e venceu. ¨Essa menina poderia ser qualquer pessoa, mas por acaso sou eu¨, diz, enfatizando, portanto que a ideia não é a realização de um espetáculo egocêntrico e sim um trabalho de interesse para quem conhece o seu trabalho e também para quem não conhece.

A atriz pretende que o público sente na plateia e veja um musical de boa qualidade, bem cantado, bem dançado, alegre e com cenários e figurinos lindos. ¨A sensação é a de que estou recebendo as pessoas na minha casa¨, avalia.

Raia 30 , o musical. Fabio Namatame (figurinista), Marconi Araújo (diretor musical), José Possi Neto (diretor), Claudia Raia, Marcos Tumura (ator) e Tania Nardini (coreógrafa)

Claudia enfatiza que o seu maior objetivo é brindar com as pessoas, especialmente com os seus admiradores.

Ela confessa que estar no palco revendo a sua própria carreira não é fácil. ¨Pela primeira vez eu estou apoiada em mim mesma, não é fácil. Quando você tem um personagem você se esconde atrás dele e tem um escudo. Desta vez, no entanto, eu não tenho escudo, reflete.

Por outro lado, está muito empolgada e satisfeita com o resultado: ¨Eu estou em cena como eu sou, despojada, divertida e falando tudo o que eu tenho vontade de falar com o público. Minha vida é um público de plateia, finaliza.

O diretor José Possi Neto destaca que Claudia é exigente consigo mesma e com todos os detalhes do seu trabalho. ¨Ela tem um porte e uma personalidade estelar e ao mesmo tempo consegue debochar de si mesma e não se levar tão a sério¨.

Segundo Possi, Claudia sabe tudo o que acontece no palco, inclusive na parte técnica, e faz questão de participar das reuniões da equipe criativa.

raia 30 o musical 2

Para Possi, o musical é uma celebração do teatro, celebração da paixão de Claudia Raia pelos musicais; uma celebração à dança. ¨É o sonho da Maria Claudia Motta Raia, da nossa Claudia Raia¨, enfatiza Possi, afirmando que as pessoas irão se emocionar com o musical.

¨O que me levou a ser um homem de teatro é querer conviver com pessoas muito especiais e trabalhar com a Claudia Raia é uma grande diversão, diz.

Marcos Tumura, que integra o elenco, diz que ele e Claudia Raia são irmãos e sempre que podem trabalham juntos. Faz questão de frisar que o seu primeiro espetáculo profissional, Splish-Splash, foi ao lado de Claudia. Também participou de Não Fuja da Raia, Nas Raias da Loucura, Caia na Raia, Cabaret e Crazy For You.

O ator e cantor elogia o espírito empreendedor da atriz e evidencia a sua atuação como produtora de musicais: ¨É uma honra estar com Claudia Raia porque só estamos hoje com essa leva de musicais porque isso é fruto do seu esforço, avalia, acrescentando que ela sempre acreditou no potencial dos musicais e sempre se esforçou para produzi-los aqui no Brasil.

¨Acabamos nos contaminando com a paixão que Claudia tem pelos musicais. Ela é brilhante e um espelho para nós artistas.¨, complementa.

 

 

Ficha Técnica

 

Texto: Miguel Falabella

Direção: José Possi Neto

Direção Musical e Vocal: Marconi Araújo

Coreografia: Tania Nardini

Produtores Associados: Claudia Raia e Sandro Chaim

Produção Geral: Sandro Chaim

Direção De Arte, Cenografia e Design da Identidade Visual: Gringo Cardia

Figurino: Fabio Namatame

Design De Luz: Drika Matheus

Design De Som: TockoMichelazzo

Visagismo: Dicko Lorenzo, Henrique Mello, Robin Garcia

Elenco: Claudia Raia, Marcos Tumura, Alberto Goya, Alessandra Dimitriou, Carol Costa, Daniel Cabral, Estela Beraldi, Elton Towersey, João Paulo De Almeida, Luana Zenun, Mariana Barros, Marilice Conseza, Matheus Paiva, Rodrigo Negrini

 

Serviço:

Período: De 24 de julho a 18 de outubro de 2015

Horários: Quinta, 21h00; Sexta, 21h; Sábado, 18h30 e 21h; Domingo, 18h

Local: Theatro NET SP – Shopping Vila Olímpia (Rua das Olimpíadas, 360 – Itaim Bibi | 5º piso)

Vendas: Ingresso Rápido. Vendas na bilheteria oficial do THEATRO NET SP, sem taxa de conveniência. Pela Internet, no site www.ingressorapido.com.br  ou por telefone (4003-1212)  ambas com taxa de conveniência.

Classificação: Livre

Nanda Rovere

Jornalista e Historiadora

nandarovere@gmail.com10928848_440169949472329_4709229467753456317_n

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s