FITNESS – 10 dicas para malhar em casa

 

 

FITNESS

10 dicas para malhar em casa

Saiba como criar o ambiente ideal e garantir

motivação para os treinos

Não simpatizar com o ambiente das academias e a falta de tempo ou dinheiro não são desculpas para ficar parado. Muitos esportes e atividades físicas podem ser praticados na rua, em ambientes como parques e áreas de lazer ou até mesmo dentro de casa.

Malhar no próprio lar pode até proporcionar vantagens exclusivas como escolher o horário ideal, garantir mais higiene e conforto e claro, economia de tempo e dinheiro. Mas a modalidade também exige disciplina e motivação. Não é raro encontrar pessoas que começam a malhar em casa e aos poucos deixam os exercícios de lado.

Se você encontrou motivos para começar a malhar por conta própria, confira dicas de como manter-se motivado e garantir treinos eficientes e seguros:

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  • Antes de tudo, procure orientação

Segundo o educador físico Marcelo Bueno a orientação inicial de um profissional é essencial, já que sem experiência e monitoramento, as chances de treinar errado e provocar lesões são maiores. “A partir do momento em que os exercícios estiverem dominados eles serão seguros. Um aspecto que deve ser observado é o surgimento de quaisquer dores articulares, que são um sinal de que algo pode não estar indo bem e podem denunciar um início de processo inflamatório”, explica.

  • Crie o ambiente ideal

Poder deixar o espaço de treino com a sua cara é uma das maiores vantagens de treinar em casa. Se possível, reserve um cômodo apenas para isso. Além dos aparelhos, espelhos e um som potente são objetos que podem dar mais energia aos treinos.

 

  • Invista em equipamentos 

Quem decide malhar em casa para valer deve considerar investir em aparelhos como uma boa esteira e/ou bicicleta. Os aparelhos de musculação, embora mais caros, também são bons investimentos e muitos garantem mais de um exercício em um único modelo. Pesos, caneleiras, colchonetes e outros adereços também podem aprimorar o treino.

+ Quando usar pesos e quando usar barras

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  • Crie uma rotina 
    1. A disciplina é essencial para quem decide malhar em casa. Defina os horários, dias e tempo de duração dos treinos e não deixe a preguiça atrapalhar o processo.
  • Reconheça suas limitações 
    1. Para o educador físico, um dos maiores cuidados que as pessoas que se exercitam sem orientação deve ter é saber respeitar os limites do corpo. “Quanto mais motivado for o praticante, mais difícil é de reconhecer a necessidade de parar. Isso aumenta o risco de agravamento de lesões”, afirma. Por isso é importante o acompanhamento profissional e médico antes de seguir em qualquer atividade.
  • De olho na alimentação 
  1. Outra vantagem de malhar em casa é a praticidade e proximidade da geladeira! Prepare lanches pós-treino e coma assim que terminar as atividades
  • Treine da forma mais confortável. ‘Se a sua casa virou a sua academia particular, não há motivos para não treinar da melhor forma possível. Treine descalço, sem camisa ou da forma mais agradável.

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  • Encontre um parceiro

Treinar sozinho em casa muitas vezes pode ser desmotivador e solitário. Se for o caso, encontre um amigo ou alguém que more com você para deixar o treino mais divertido.

  • Aumente o som!

Em casa você não precisa ouvir a playlist estipulada pela academia ou só usar fones de ouvido. Faça a seleção de músicas ideais para o seu treino. Não há nada mais estimulante, ou relaxante, do que música!

  • Mantenha-se motivado

Seja com música, assistindo TV ou com um parceiro de treino. Para vencer a preguiça e manter a rotina de treinos a motivação é essencial. Lembre-se do porquê começou a malhar em casa e dos resultados que deseja obter.

Por Fábio BouçasFu00E1bio Bouu00E7as

Foto: Divulgação

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