FITNESS – Fit aos 50 anos !! É Possível?

 

imagem_release_449297

Fit aos 50 anos !! É Possível?

Com um plano específico para homens acima de 40 anos é possível mudar o shape nesta idade, basta querer.

Diz o ditado que a vida começa aos 40, certo? Se depender do programa especial desenvolvido pelo preparador fisico, personal trainer e sócio diretor da Dtox Gym Marcelo Bueno com certeza o ditado se faz valer. Um conjunto de ações que somadas geram um resultado comprovado, entre elas alimentação equilibrada, treino especifico e muito foco.

Empresários, profissionais liberais que possuem uma agenda apertada e com muitos compromissos estão procurando o programa para melhorar a condição fisica, diminuir a taxa de gordura corporal e ganhar músculo. A maioria possui entre 40 e 50 anos de idade. Veja alguns passos que o aluno vai passar durante o programa e confira algumas dicas do preparador físico:

FASE DE ADAPTAÇÃO

O aluno vai passar por uma fase de adaptação ao novo treino, geralmente os empresários não estão com a rotina de atividade fisica em dia e a grande maioria considerada “sedentária”. Esta fase pode durar em média 30 dias, antes de pegar pesado na malhação e no programa. Em circuito, o programa trabalha tanto força quanto a parte aerobica. Alex Stevens, 50 anos, diretor de marketing internacional foi preparado por Marcelo Bueno perdeu 7% de gordura corporal, ganhou 1,5kg de músculo, em 9 meses de programa.

O TREINO DEFINITIVO

imagem_release_449294

Depois da fase de adaptação, no caso de Alex o plano foi divido em três rotinas: Uma para peito, bíceps e parte frontal dos ombros. A outra recrutava costas, tríceps e a região posterior dos ombros. A ultima parte trabalha as pernas, a lateral dos ombros e trapézio. Acompanhem os princípios do programa que ajudaram Alex a definir o corpo:

Intensidade progressiva: Foram adicionados seis exercícios físicos ao todo, conforme a dificuldade da rotina, um para cada grupo muscular. Bueno diz “A disposição no descanso entre as séries e a eficiência nos movimentos determinam isso”.

Plano curto: Alex passava de 35 a 40 minutos na academia. ” O catabolismo (perda de massa magra) é maior na idade dele, portanto, se recuperar de um treino longo é mais difícil”, afirma Bueno. explica também que uma das razões desse processo, é a queda de cerca de 10% na produção de testosterona a cada década, a partir dos 30 anos.

Duplas efetivas: Para estimular os músculos intensamente, o treino do colaborador era composto por superséries( quando você faz as repetições de um exercício e passa para o outro sem descansar). Bueno afirma também que o treino é um meio para manter a rotina curta e exigir mais do corpo.

Aeróbico certo: O exercício de cárdio era realizado em 20 minutos. Alternava trechos de corrida com inclinação com outros em ritmo leve, “Esse formato estimula o metabolismo a queimar gordura e ainda reduz impactos negativos na hipertrofia e no ganho de força”, relata Marcelo Bueno.

CARDÁPIO NA MEDIDA

No plano alimentar, Alex possuía alguns triunfos para driblar as mudanças ocorridas ao organismo por conta da idade e formar uma melhor músculatura, sem erros. Confira como você também poderá se adaptar a esse processo e colher bons frutos agora e no futuro:

Antioxidantes : Essas substâncias combatem os radicais livres, que em alta concentração no organismo, aceleram o envelhecimento precoce, provocam fadiga e podem causar algumas doenças (inclusive câncer). “A produção de radicais livres aumenta com o avanço da idade e é intensificada pela atividade física”, explica.

Substâncias encontradas em frutas vermelhas, suco integral de uva e damasco (grande concentração)

Cálcio e Magnésio: O cálcio é uma substância que evita a perda natural de massa óssea que ocorre após os 30 anos. Já o magnésio ajuda a fixar o cálcio nos ossos, evitando que ele seja eliminado do corpo ou que se deposite em outras partes. O cálcio está presente no leite e em derivados como queijo, também encontrado em vegetais como brócolis. Já o magnésio, nas sementes de abóbora e de girassol, amêndoas e castanhas.

Proteína : Além de ajudar a construir músculo, a proteína também dá saciedade. “A ingestão de nutriente contribui para minimizar a perda de massa magra progressiva causada pelo envelhecimento”. A proteína é encontrada nas carnes magras como: atum , peito de frango e de peru, filé-mignon, mussarela de búfala e ricota light.

Potássio : O excesso de sódio gera a retenção de líquido e aumenta com a idade. ” o corpo torna-se menos eficaz para remover o fluido interticial (líquido entre as células) por questões hormonais e de resposta inflamatória” explica. Esse processo gera inchaço, fator que atrapalha a definição muscular. Elaine explica que as células têm um sistema chamado bomba sódio-potássio, se há quantidade adequada de potássio no organismo, o sódio é eliminado.

A estrutura do treinamento é padrão. Quando o preparador físico indentifica o nível, o condicionamento, biotipo e objetivo, monta o programa com os exercícios , nutrição, suplementação dentro do perfil do cliente. O horário de treinamento também é levado em consideração com as necessidades do aluno, no momento que esta passando em sua vida, por exemplo, se ele só consegue treinar na parte da manhã por não ter tempo, se esta desmotivado e chega no final do dia exausto pelo estresse dio trabalho e nao tem motivação, o ideal é realizar o treino na primeira hora do dia. Tudo isso alinhando alimentação e suplementação.

O preparador fisico,personal trainer Marcelo Bueno ensina uma receita de Panqueca Protéica:

06 claras,

01 colher (cafe) de canela em pó

1 colher (sopa) Quinoa

1 colher (sopa) adoçante para forno e fogão

1 colher (sopa) essencia de baunilha

Modo de preparo: Bata todos os ingredietes em um Mix. Use óleo de canola para fazer as panquecas na frigideira. Como sugestão use Maples Syrups diet para cobertura. Uma ótima opção de café da manhã ou lanche da tarde.

Por Fábio Bouças

Foto: Divulgação10426268_871442309551006_1681709072577814087_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s