Performances, espetáculos e palestras gratuitas integram a programação paralela da mostra “Máquina Tadeusz Kantor: no Sesc Consolação.

IMG_0714

A mostra Máquina Tadeusz Kantor é gratuita e coloca em evidência o trabalho do artista polonês Tadeusz Kantor, nascido em 1915.

A exposição traz 130 objetos, vídeos e cartazes, além de programações paralelas inspiradas na obra de Kantor, que atuava em diversas áreas: pintura, desenho, escultura, objeto, assemblage, embalagem, cenografia, encenação, happening e performance, com o objetivo de expressar os duros tempos que viveu na segunda metade do Século XX.

Para a realização do evento, o Sesc contou com a parceria do Muzeum Sztukie, do Culture.pl, a marca mais emblemática do Instituto Adam Mickiewicz, com apoio da Casa da Cultura da Polônia (Casa Sanguszko). A curadoria é assinada pelo polonês Jarosław Suchan, historiador da arte e diretor do Muzeum Sztuki em Łódź, e pelos brasileiros Ricardo Muniz Fernandes, sociólogo, editor e produtor de eventos culturais, e Sebastião Milaré (in memorian).

Entre os destaque está a performance Fantasma, que será apresentada em três horários diários, até o final da exposição. Nessas apresentações, alguns performers da Cia Antropofágica e do CPT (Centro de Pesquisa Teatral) irão materializar fantasmas para criar uma relação com obras, máquinas e objetos expostos. A criação é de Ludmila Ryba, que realizou exercícios teatrais com Tadeusz Kantor, e de Tiago Vasconcelos, diretor da Cia Antropofágica.

Outra performance que integra o evento é Outra Lição de Anatomia, encenada somente entre 23 à 26 de setembro (quarta a sábado), no mesmo espaço da mostra de Tadeusz Kantor.

Em Outra Lição de Anatomia, o artista português Daniel Moutinho fará uma leitura da performance “Lição de Anatomia. Licenciado em teatro pela Universidade de Évora, Daniel Moutinho realiza trabalhos na área de dramaturgia, performance, fotografia e vídeo. Assim como Tadeusz Kantor, Moutinho privilegia a composição visual nas suas criações.

Moutinho também participará da Conferência Engrenagem: Corpo, dia 22 de setembro, terça-feira. Na ocasião, ele estará ao lado da professora Dra. da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora do curso de graduação em Comunicação e Artes do Corpo, Christine Greiner, para falar sobre o “funcionamento” do corpo nos vários happenings realizados por Tadeusz Kantor, entre eles, A grande embalagem (1966), A lição de anatomia segundo Rembrandt (1968) e Conferência com um rinoceronte (1968).

images (1)

Confira a programação paralela da exposição Tadeusz Kantor:

– Fantasmas – Máquina de autópsia

Data: de 19/8 a 14/11 (Segunda a sábado).

Horário: às 12h00, 16h00 e 19h00 (segunda a sexta).

Às 11h e 15h (sábado)

Valor: Grátis.

Com: Centro de Pesquisa Teatral (CPT – Sesc) e Cia Antropofágica.

 

– Conferência Engrenagem: Corpo

Data: 22/9 (terça-feira)

Horário: 19h00.

Onde: no palco da exposição.

Capacidade: 70 pessoas.

Valor: Grátis.

A retirada de ingressos deve ser feita na Central de Atendimento com 1h de antecedência.

 

– Performance Outra Lição de Anatomia

Data: 23 a 26/9 (Quarta a Sábado)

Horário: Quarta a Sexta, às 21h00; Sábado, às 17h00.

Valor: Grátis.

A retirada de ingressos deve ser feita na Central de Atendimento com 1h de antecedência.

 

Serviço – Exposição Máquina Tadeusz Kantor: teatro + happenings + performances + pintura + outros modos de produção

Quando: De 19/08 a 14/11.

Onde: Térreo e no Ginásio Vermelho.

Horários: De Segunda a Sexta, das 11h30 às 21h30;

Sábados e feriados, das 10h00 às 18h30.

Classificação: Livre.

Valor: Grátis.

 

Sesc Consolação

Rua Dr. Vila Nova, 245

Tel: (11) 3234-3000

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s