O GRUPO ESPARRAMA ESTÁ DE VOLTA AO MINHOCÃO E APRESENTA O SEU ESPETÁCULO ESPARRAMA PELA JANELA NO MÊS DE OUTUBRO

O GRUPO ESPARRAMA ESTÁ DE VOLTA AO MINHOCÃO E APRESENTA O SEU ESPETÁCULO ESPARRAMA PELA JANELA NO MÊS DE OUTUBRO

Contemplado pelo Prêmio Zé Renato, o Grupo Esparrama abre a sua janela novamente e volta a apresentar o seu premiado espetáculo Esparrama pela Janela. Por esse espetáculo, o grupo recebeu dois Prêmios FEMSA de Teatro Infantil e Jovem e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, e agora o público pode conhecer o trabalho que deu origem ao tão famoso teatro na janela.

AS JANELAS QUE ESPARRAMAM

SissyEiko_EsparramaPelaJanela08.12.13_092

Em novembro de 2013 estreou na janela do 3º andar de um prédio localizado na Rua Amaral Gurgel o espetáculo Esparrama pela Janela do Grupo Esparrama. Timidamente cerca de 30 pessoas acomodaram-se na guia central do Elevado Costa e Silva para assistir a um espetáculo de teatro muito diferente. Duas janelas serviam de palco para uma forma nova de fazer e de assistir teatro. Durante os 45 minutos de duração palhaços, músicas, bonecos e máscaras encantavam e arrancavam gargalhadas do público que a cada sessão aumentava. Cerca de um ano depois o público saltou de 30 para cerca de 500 pessoas e a proposta do Grupo Esparrama de subverter o espaço e de reafirmar a vocação do Minhocão como espaço de lazer estava concretizada.

SissyEiko_EsparramaPelaJanela08.12.13_116

A utilização desse espaço público, que é o Elevado Costa e Silva (Minhocão) por parte do Grupo Esparrama, vem se tornando uma tradição nos domingos de lazer. Nos últimos meses, com o apoio do Programa Rumos Itaú Cultural, a idéia inicial do grupo se tornou um projeto grandioso, chamado Janelas do Minhocão, que teve inicio em janeiro de 2015 com a ação Esparrama Amigos pela Janela. Nesta primeira ação, foram convidados seis artistas e grupos de diversas linguagens para criar intervenções específicas para a janela do Esparrama. Já na segunda ação do projeto, o Grupo Esparrama realizou uma temporada do seu primeiro espetáculo, dando a oportunidade do público rever os personagens que encantaram o Minhocão durante todo o ano de 2014. Por fim o grupo estreou, em junho, o seu mais novo espetáculo, chamado “Minhoca na Cabeça”, que cativou o público e extrapolou os limites da janela, ocupando literalmente o Minhocão.

UM NOVO PRÊMIO PARA A JANELA

No ano passado, foi criado um novo prêmio para a produção e o desenvolvimento das artes cênicas em São Paulo, o Prêmio Zé Renato. Esta nova modalidade de apoio homenageia o diretor teatral paulistano José Renato Pécora (1926 – 2011), ator formado na primeira turma da Escola de Arte Dramática (EAD), dramaturgo e diretor, tem em seu legado dentro e fora dos palcos, a idealização e fundação do Teatro de Arena e a direção de um das maiores expoentes do teatro brasileiro, a montagem de “Eles não usam black-tie”.

Já na segunda edição deste novo prêmio, o Grupo Esparrama foi contemplado com a proposta que prevê três temporadas de apresentações. A primeira, que começa em Outubro, traz novamente para a janela o consagrado espetáculo Esparrama pela Janela, com o qual o grupo recebeu importantes prêmios do teatro infantil da América Latina, como o Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço. Serão quatro domingos de apresentações e o público poderá rever os personagens que deram origem a essa nova forma de fazer teatro: o teatro na janela.

SOBRE O GRUPO ESPARRAMA

Criado em 2012, o Grupo Esparrama tem como base de sua pesquisa o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, teatro para crianças etc.). Fazem parte da trupe Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra.

 

Como resultado de suas primeiras parcerias foi concebido, no final de 2012, junto com a maestrina Ester Freire, o espetáculo 2POR4 que participou do SESC FESTCLOWN 2014 – Festival Internacional de Palhaços realizado pelo SESC Brasília; foi selecionado pelo Edital Viagem Teatral SESI nas edições de 2013 e 2014; participou do Projeto Mosaico Teatral do SESCOOP; do projeto FDE do SESC Piracicaba e do projeto Recreio nas Férias do SESC Osasco, além de já ter realizado diversas apresentações em unidades dos SESC’s. Este espetáculo rodou por mais de 30 cidades diferentes e realizou uma temporada com muito sucesso de público e crítica no Teatro Alfa, além de ter sido apresentado dentro da programação do projeto Fim de Semana em Família, do Itaú Cultural.

Ainda em 2013 o grupo desenvolveu seu primeiro projeto solo, o Esparrama pela Janela, intervenção cênica que aconteceu da janela de um apartamento no Minhocão. A proposta teve um retorno relevante da mídia e recebeu dois Prêmios FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.

Contemplados pelo edital Rumos do Itaú Cultural, o Grupo Esparrama ocupou o Minhocão, de janeiro a julho de 2015, com o projeto Janelas do Minhocão, que chegou a reunir cerca de 1200 pessoas em uma única apresentação do espetáculo “Minhoca na Cabeça”, que foi o produto final dessa jornada. O grupo também foi convidado pelo Instituto Itaú Cultural, para integrar a programação da Mostra Rumos, com o resultado final dessa parceria. O diretor do Grupo Esparrama, Iarlei Rangel, participou da mesa de debates sobre Cidades, falando sobre as experiências do grupo com a ocupação de um espaço público, através da janela de seu apartamento e sobre o uso do território como laboratório criativo.

Mais informações e a programação completa, você encontra na página: facebook.com/esparrama

PARA ROTEIRO

ESPARRAMA PELA JANELA

Um morador de um dos prédios do Minhocão, cansado de tanto barulho da cidade, resolve transformar o caos que entra pela sua janela em música, a partir desta subversão se estabelece um universo mágico protagonizado por personagens fantásticos: amenina/princesa que mora num prédio/castelo; o palhaço que dá vida ao casaco de sua amada; o seresteiro gigante; o esportista dançarino, as fofoqueiras da janela e até mesmo uma família de monstros. Por meio de muita risada e poesia essa turma mostra outras possibilidades de enxergar o caos da cidade.

Temporada:domingos de 04à 25 de outubro de 2015

Horário: 16h30

Duração: 45 minutos

Recomendação: Livre

Ingressos: Grátis

Local: Minhocão (Elevado Costa e Silva) entre o Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação

Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou da rua da Consolação. Nestes pontos haverá sinalizações indicando o local da apresentação.

No dia do evento, mais informações e um mapa são disponibilizados na página do Facebook do Grupo Esparrama e no caso de chuva, o espetáculo não acontece.

 

FICHA TÉCNICA

 

Direção – Iarlei Rangel

Roteiro – Grupo Esparrama

Elenco – Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra

Consultoria de Cenografia, Figurino e Adereços – Jaime Pinheiro

Adereços e Cenotécnica – Jacqueline Nascimento

Fotos – Sissy Eiko

Assistente de Adereços e Consultoria de Som e Luz – Tulio Pezzoni

Costureira – Terezinha Campos

Mixagem de Som – Fabrício Savanela

Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais– Luciana Gandelini

Produção – Iarlei Rangel

Operador de som – Sebastián Curti

 

Contato: Luciana Gandelini – Cel: 99568-8773 – lucigandelini@gmail.com

FacebookGrupo Esparrama

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s