Inauguração da Sala Metrô Tiradentes dia 01 de dezembro de 2015 – Um novo espaço para exposições disponível para o acesso a arte e cultura

 

image001-2

Inauguração da Sala Metrô Tiradentes

dia 01 de dezembro de 2015

 

Um novo espaço para exposições disponível para o acesso a arte e cultura.

 

Após 5 anos de projetos e muita dedicação, o Ministério da Cultura, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – Metrô, o Banco Safra e o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inauguram a Sala Metrô Tiradentes: Busca do Presépio Universal.

Um novo espaço de exposições que ficará disponível aos usuários, para acesso a arte e cultura gratuitos!

 

O novo espaço de exposições cria uma grande

oportunidade para que milhões de pessoas tenham acesso à arte!

O Ministério da Cultura, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – Metrô, o Banco Safra e o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inauguram a Sala Metrô Tiradentes, um novo espaço de exposições que, ao dinamizar o aproveitamento das estações para além do transporte de passageiros, cria uma grande oportunidade para que milhões de pessoas tenham acesso à arte, uma forma de aproximá-la mais do cidadão.

O projeto é uma iniciativa inédita do Programa de Ação Cultural do Metrô, ideia que surgiu após o êxito da instalação de uma vitrine do museu dentro da estação, há dez anos, onde foi exposta uma peça do acervo, que era trocada periodicamente, dentro de uma temática.

O universo dos presépios trata de cenas da natalidade, cujo o nascimento de Cristo é o centro das representações. Todos os anos, tradicionalmente, o Museu de Arte Sacra apresenta nas comemorações natalinas uma mostra de presépios e, este ano, indo além da tradição, brinda a população com um novo espaço, o qual permitirá que muito mais pessoas tenham a oportunidade de apreciar essa arte que perdura há anos.

A sala será inaugurada com a mostra “Em Busca do Presépio Universal”, que apresentará cerca de 30 conjuntos da Coleção de Presépios do MAS, muitos provenientes do antigo Museu de Presépios, que aqui está desde a década de 1980. Dentre os conjuntos está “La Nascita de la Esperanza”, uma obra belíssima de Ulderico Pinfildi, uma das maiores autoridades do mundo em presépios. Deste exemplar foram confeccionadas cinco unidades, a nossa e outras quatro, as quais foram distribuídas para museus do mundo, entre eles o Vaticano.

Exposição                    “Sala Metrô Tiradentes – Em Busca do Presépio Universal”

Curadoria:                   Maria Inês Lopes Coutinho

Período:                      em cartaz a partir de 02 de dezembro de 2015

Local:                          Museu de Arte Sacra de São Paulo – Sala Metrô Tiradentes
http://www.museuartesacra.org.br

Estação Tiradentes do Metrô – Luz, São Paulo

Tel.: (11) 3326.3336 – agendamento de visitas monitoradas

Horário:                       quarta a sexta-feira das 9h às 17h,

sábado e domingo das 10h às 18h

Ingresso:                    Os passageiros do Metrô terão livre acesso à Sala.

Número de obras:       cerca de 30 conjuntos

Dimensões:                 Variadas

 

Imprensa

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Roseane Sobral | Lourdes Esteves | Fernanda Portela
Assessoria de Comunicação

Tel.: (11) 5627.5393 – comunicacao@museuartesacra.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Renata Beltrão: (11) 3339-8166 – rmbeltrao@sp.gov.br

Jamille Menezes: (11) 3339-8243 – jmferreira@sp.gov.br

O Museu

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das mais importantes instituições do gênero no país. É fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, centro da capital paulista.

A edificação é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar remanescente na cidade, ultima chácara conventual da cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo, em 1979 pelo CONPRESP em 1991.

Grande parte de seu acervo também é tombado, desde 1969, pelo IPHAN, cujo inestimável patrimônio compreende relíquias das histórias do Brasil e mundial. O Museu de Arte Sacra de São Paulo detém uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos 16 e 20, contando com exemplares raros e significativos. São mais de 18 mil itens no acervo. O museu possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antonio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho” e Benedito Calixto de Jesus. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros litúrgicos e numismática.

Presidente do Conselho de Administração – José Oswaldo de Paula Santos

Diretor Executivo – José Carlos Marçal de Barros

Diretora Técnica – Maria Inês Lopes Coutinho

Diretor de Planejamento e Gestão – Luiz Henrique Marcon Neves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s